quarta-feira, 12 de março de 2008

A duvida do dono.

Beleza Velho, senhor mestre dos eletrônicos. Me tira uma dúvida. É o seguinte eu tenho uma coleção de mais de 400 dvds (orginais) e reparei que com essa tecnologia de altadefinição das tvs LCD, as imagens nessas telas de quando ligadas em um dvd convecional fica uma merda. Então pensei que merda, vou ter que recomeçar minha coleção de DVD´s do zero ? Igual foi com o VHS ? Então eu vi que lançaram o DVD HDMI, que converte ou interpola as imagens de 720 pra 1080. Isso presta ? Vale a pena comprar ?

Se teu DVD esta ligado via composto (amarelo) , fica uma merda mesmo. E não se iluda com saída Svideo, a diferença é mínima em LCD/PLASMA.

Um DVD roda em progressive scan a 480p, ou seja, sua definição máxima quando setado em vídeo componente, o cabo azul/verde/vermelho (analogico) , tenho um PLAYER ligado assim numa TV em 720p nativo e a imagem é bastante limpa mesmo limitada a 480p pelo componente.

Quando vc usa uma fonte com saída digital ligado numa TV também com essa entrada (HDMI) esse sinal pode ser reescalado para 720p/1080i. Não sei se roda a 1080p.
O upscanling pra 720p pode tanto melhorar como piorar a imagem, daí entra a autoracao de quem fez a copia do copião ao DVD ou a editou .

Filmes em widescreen vc verá com a tela cheia (premunindo que a TV seja nesse formato) e isso pode causar alguns problemas de digitalizacao de imagem, como blocos e cores escuras sem dimensao causados pela ampliacao da exibicao de um titulo na tela. Isso ocorre de forma muito comum em DVD´s vendidos principalmente em bancas de jornal, o conteúdo varia muito. Mesma situação em DVD´s editorados em 4x3, pois ou vc terá as faixas pretas nas laterais da TV ou vai estica-la deixando a imagem achatada. Cada caso é um caso, só conferindo mesmo.

Tive uma boa experiência com o Piratas do Caribe, a 720p, a imagem ficou com bastante profundidade e definição se comparada ao 480p. Já o Tropa de Elite não traz nenhuma melhora substancial de uma copia ripada, se vê algum detalhe aqui ou acolá , mas nada que valha o UP. O áudio teve sutil piora com o aumento de agudos na copia original.

Basicamente os DVD´s estão presos a seu limite de espaço e compressão, como ocorre numa câmera digital, para ter detalhes vc precisa de um arquivo maior e a mídia foi calculada para os padrões da geração que foi criada. Existiram algumas opções de menor compressão nos títulos SuperBit, mas o formato não vingou.

Alem de aumentar a definição da imagem, o formato HD também agrega outras velocidades/canais de áudio, intensificando a distribuição e freqüências no ambiente, causando melhores feedbacks e separação das trilhas.
Outro detalhe a ser considerado é o bloqueio de regiões dos DVD´s, o PLAYSTATION 3 por exemplo, não roda disco área 4, a saber se o Player escolhido tem a opção de desbloqueio.

Minha opinião e sujeita a erros técnicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abobra Diário.