quinta-feira, 21 de agosto de 2008

E?


Daí que voltei pra minha cidade. Fiquei fora, mas pouco mudou, uma casinha nova onde era um terreno, a frente do Bradesco reformada, o Varejão Chaves com aqueles vendedores de metros amarelo de madeira na mão, eu não notei, mas depois me contaram que os tais metros são de plástico agora, também não conferi.

Novidade mesmo, era a estatua de bronze do Coronel Antunes usando maiô de natação, uma touca, braços abertos, peito estufado, pronto pra saltar, coisa em tamanho natural no meio da praça, vi ainda dentro do ônibus.

- Não pule não, Coronel, o senhor vai se embucetar no chão.- Comentou o bêbado ao topar com a aberração.

Explico, o Coronel Antunes era nadador olímpico e trouxe "fama" a cidade de São João do Oeste (do Cu do Mundo, eu acrescentava) ao representar o Brasil nas olimpíadas de 1980. Tirou quinto lugar, disse orgulhoso o prefeito no dia da inauguração do monumento. E nunca mais voltou o maldito nadador comunista, deserdou o Bananal e foi viver na União Soviética.

Pois que a tal estatua foi feita por ferreiro de Ibituba , que ate o ultimo momento, recusava a empreita:

- Eu não sei fazer estatua, meu senhor, minha arte é fundição de portões...

- Homem, um artista de seu naipe sabe fazer tudo no ferro, não se faça de rogado. - Falava em elogios o Presidente da Câmara de São João, já dobrando um cheque no bolso do ferreiro.

E enfiado nisso, foi o ferreiro promovido a Silas, o artesão, com duas ou três fotos do Coronel Antunes na bancada de trabalho. Era preciso um molde e isso Silas logo arrumou com o Alberto, gerente do Varejão Chaves de São João.

Foi mais fácil que supôs o ferreiro e em três meses e meio, a obra já era finalizada em acabamentos pra logo ser exposta na praça com toda pompa. Assim me contaram e fui conferir.

De perto, era ate bem feitinha. Cagada de pomba na cabeça e nos braços, era um nadador antes do salto. Com fisionomia seria, os buracos dos olhos olhavam pra lugar nenhum, o nariz indiano ate lembrava o Coronel que vi nas fotos, um trabalho e tanto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Abobra Diário.